Vendo uma sala quase inundada, uma
empregada rapidamente pegou um balde e panos de chão e, desdobrando em
esforços, empenhou-se em recolher a água. Ela foi eficiente, fez certo a coisa
(recolher a água), mas não foi eficaz, não fez a coisa certa (antes de mais
nada, fechar a torneira).
Geralmente, para os ocupantes de
cargos gerenciais, mais importa a eficácia; para os que desempenham trabalhos
repetitivos, a eficiência.
Eficiência, eficácia e efetividade
são conceitos que confundem muita gente. Eficiente é a pessoa preocupada em realizar
suas tarefa, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é
atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao
máximo o potencial.
Um atleta de salto em altura que pula
os exatos 2 metros impostos a ele foi eficiente. A pessoa eficiente faz certo
as coisas e, convenhamos, sem demonizações: tem horas em que é exatamente isso
que precisamos fazer.
O problema é quando a eficiência
deixa de ser uma mensuração de resultados e passa a ser um comportamento padrão,
colocando-nos na zona de conforto. Com ela, vem outra série de comportamentos
que, quando não ajudam, não se tornam simplesmente neutros, mas sim,
atrapalham: burocracia, tecnocracia, a eliminação ou o simples evitar de
riscos. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. Nem
mais, nem menos.
A eficácia, por sua vez, é a
característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um
pouco além da eficiência.
A pessoa eficaz, não raro, refaz a
atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é
eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a
superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas
certas. Seu foco é no resultados, independente do esforço e tempo dispendidos,
que também costuma otimizar, junto com os demais recursos.
Ser eficaz significa correr uma
parcela maior de risco para fazer o que precisa ser feito. O piloto de um avião
em pane e risco de queda, mais do que eficiente, precisa ser eficaz. Afinal, é
uma situação em que não dá para pegar o manual no porta-luvas do avião, para
ver que atitude tomar. É preciso fazer o que precisa ser feito. Efetividade é o
conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.
Ser efetivo é orientar as ações e
recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades
no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa
as coisas, com a certeza de estar fazendo a coisa certa.
Aluna: Taynan Apóstolo Nogueira
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