domingo, 24 de junho de 2012

Cultura e Ideologia


Cultura e Ideologia
            A palavra cultura vem do significado de cultivar, sabendo que tem diversos sentidos, sendo eles cultura-valo, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria.
            Cultura-Valor certamente como o pensador francês disse essa e uma ideia de “cultivar  espirito”. Identificar  as diferenças de quem tem uma cultura e daqueles que não tem ou pra determinar se eles permanece em um meio culto e inculto. Podemos incluir quem tem ou não alguma cultura clássica, artística ou científica.
            O significados da cultura-alma coletiva e o sinônimo de “civilização”, ele identifica cada pessoa grupos ou povos se tem a identidade cultural. Os mais diversos, são aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos para identificá-los e caracterizá-los.
            A cultura-mercadoria é à “cultura de massa” da sentido a uma concepção, cultura compreendendo os bens ou certo equipamentos por exemplo, bibliotecas, cinemas, centros culturais.
Cultura segundo a Antropologia
                A antropologia e uma área específica de conhecimentos, vamos nos enformar sobre uma visão universalista e a visão particularista.
            A definição universalista e um conjunto de conhecimentos entre: crenças, arte, moral e direito, além dos costumes e hábitos de uma sociedade muito ampla.
O antropólogo alemão Franz Boas, defendia em seus estudos a tese de que todas as diferenças que existiam nos grupos em sociedades, eram simplesmente culturais e não diferenças biológicas.
Bronislaw Malinowski, antropólogo inglês afirmava que para obter uma analise objetiva era preciso examinar o estado atual de cada cultura dos grupos e das sociedades. Que formava assim elementos independentes que lhes davam características próprias, e por esses motivos esses elementos só podem ser analisados isoladamente.
As antropólogas Ruth Benedict e Margareth Mead investigam as relações entre personalidade e cultura, de acordo com Benedict poderiam haver algumas características que mesclariam entre os dois tipos, os apolínicos e os dionisíacos. Já Mead focava seus estudos no modo em que os indivíduos usavam os elementos culturais e com isso formavam a sua personalidade. Nos três povos da Nova Guiné, na Oceania, onde Mead realizou seus estudos, ela percebeu algumas diferenças entre os povos, os Arepesh não haviam diferenças de sexo, homens e mulheres eram dóceis, os Mundugumor os indivíduos dos dois sexos eram treinados para a agressividade e os Chambuli haviam uma grande diferença de sexo, onde os homens eram treinados para serem sensíveis e preocupados com a aparência, já as mulheres eram extrovertidas, empreendedoras e solidárias com os membros do mesmo sexo.
Levi-Strauss analisou o que existem em todas as sociedades, as regras universais e os elementos que são indispensáveis para uma vida em sociedade, como a relação sexual entre irmãos e pais e filhos que são proibidas em todas as sociedades no mundo.
Convivência com a diferença: o etnocentrismo
Para obtermos uma visão e podermos avaliar os milhares de assuntos que descrevem a sociedade, precisamos pensar em convivência, no ser homem ou mulher, pertencer a uma etnia, essas são condições que nos ensina a pensar nas diversidades humanas e culturais em que vivemos. Buscam-se também a aceitação das diversidades em sociedades, onde grupos tentam puxar para si as características que melhor encaixem nos seus membros, podendo assim avaliar os demais.
Trocas culturais e culturas híbridas
Hoje em dia, vivemos em um mundo diversificado, onde em um continente, existem países com culturas diferentes, nos países, existem regiões e estados com culturas diferenciadas umas das outras e ainda mais, nessas regiões existem cidades, onde cada uma já traz a sua cultura, podemos dizer que esses grupos ou sociedades fazem, o que vem herdando dos seus antepassados, e transformando o nosso mundo em uma grande sociedade diferenciada, pois em lugar nenhum há algo semelhante o que acontece aqui no Brasil, na Inglaterra, no Japão e assim por diante, nada no mundo hoje em termos culturais são iguais em 2 ou mais regiões, cada grupo já traz de berço e vai passando de um para o outro sem importância de sexo o que aprendeu no passado.


Aluna: Taynan Apóstolo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário