quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tecnologia Social - Método Mãe Canguru


            O Método Mãe Canguru é o modelo de tecnologia humanizada de cuidado de bebes prematuros que utiliza, para sua efetivação, o trinômio AMOR, CALOR e LEITE MATERNO.
            A partir do momento em que o pequeno prematuro ganha estabilidade clinica ele é levado para junto do colo de sua mãe e ali permanece enquanto ganha peso e condições de amamentar até o momento da alta. Uma confusão compreensível mas condenável é confundir o Método Mãe Canguru (MMC) com a posição canguru.
            A posição canguru tem se tornado celebridade em fotos de materiais referentes ao método. O bebe colocado junto ao seio materno e ali mantido através de uma faixa de tecido, simulando um canguruzinho. Esta é a posição canguru, parte essencial do MMC.
O MMC, entretanto vai além das posição. Começa muito antes dela e termina muito depois.
Vejamos: o MMC é uma tecnologia, portanto é baseado em tópicos, como veremos no decorrer dos nossos posts. A tecnologia aplicada corretamente gera bons frutos. Do modo contrario fracassa.
            Mas é uma tecnologia humanizada. O grande elemento desta ação é a mãe. Equipamentos eletroeletrônicos são substituídos em sua implementação por emoções e sentimentos. Quando calibramos uma incubadora para receber um bebe escolhemos uma temperatura adequada, checamos conexões, alarmes, etc... Quando nossa incubadora é a mãe deveremos cuidar para que ela seja colocada em uso em boas condições emocionais e afetivas uma vez que dali sairá o calor, o amor e o leite materno necessários ao crescimento e desenvolvimento do bebe.
            CUIDADO. Tecnologia de cuidado pressupõe que há um cuidador. E cuidar é amar um pouco. É zelar por. É proteger. É prover. Palavrinha minúscula quase escondida mas que revela uma essência indispensável ao MMC.
            E assim fica a tentativa de esclarecer um método. Não é uma simples prescrição, como a incubadora ou a Penicilina. Não é a condenação do bebe à uma posição e da mãe à um fardo. É uma tecnologia INTEIRA - humanizada. E contem cuidado. Cuidado com o bebe prematuro que necessita, antes de tudo, de amor.


Aluna: Taynan Apóstolo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário